quarta-feira, 28 de novembro de 2007
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO NA ESCOLA
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
1٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma: A
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento: A principio a turma parece motivada, todos se acomodam enquanto o professor faz a chamada, o respeitam, e mesmo ele sendo bem jovem os alunos parecem gostar muito dele.
No inicio o professor faz um retrospecto do que falou na aula anterior, em um tempo aproximado a cinco minutos, logo em seguida parte para o subitem do capitulo, que fala sobre pirâmides etárias.
O assunto é bem atual, teve uma abordagem teórica interessante, motivou os alunos, talvez por ser um 3º ano, onde a maioria dos alunos já estão pensado em vestibular, teve bastante participação e perguntas da classe.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já que muitos não tinham o livro.
Propostas: Como futura professora, e pela observação que fiz, não proporia que os alunos sentassem em dupla, pois após isso, a sala começou a conversar muito e não conseguiu terminar os exercícios para a correção antes do final da aula.Atrapalhando o planejamento que o professor fez para aquele dia.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
2٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 1º ano do ensino médio
Turma:F
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Massas de ar.
Desenvolvimento: Após a chamada, e a acomodação dos alunos, o professor passa as notas do primeiro bimestre, o que se percebe, é a dificuldade de aprendizado, e o desenvolvimento dos alunos é bem critico, nenhum aluno teve nota maior que a media.Logo após o final da aula o professor me explicou que essa sala é bem problemática, a maioria já reprovou pelo menos 2 vezes em sua vida escolar, e não tem interesse nas aulas.Também percebi isso durante a observação, a conversa era intensa, e os alunos não copiavam a matéria do quadro, brincavam muito, e não tinham interesse na aula.
Metodologia: O professor passou toda a matéria no quadro, pois a maioria dos alunos não tinha o livro didático, após isso ele explicou a matéria, mas muitos nem ouviram a explicação por causa das brincadeira e a conversa, o professor tentava conter, mas era muito difícil, mas mesmo assim deu continuidade a explicação para quem estava interessado. Então propôs a resolução de seis questões sobre o tema, mas como todo o resto da aula, poucos fizeram.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, e relacionaria com as notas que eles teriam tirado na prova, e com isso a conversa cessaria e o controle seria mais fácil.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
3٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 1º E
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Massas de ar.
Desenvolvimento: O professor inicia a aula com a chamada enquanto os alunos se acomodam, ele passa as notas do 1º bimestre, as notas são boas, mas ninguém tirou nota integral.
Metodologia: : O professor passou toda a matéria no quadro, pois a maioria dos alunos não tinha o livro didático, após isso ele explicou a matéria, depois propôs que os alunos sentassem em dupla, e fizessem a resolução de 6 questões dissertativas.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, e relacionaria com as notas que eles teriam tirado na prova, e com isso a conversa cessaria e o controle seria mais fácil.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
4º aula: 09/05/2007
Serie: 3º colegial
Turma: E
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento: O professor inicia a aula fazendo a chamada, ate que os alunos se acomodem, logo após faz um retrospecto da aula passada, para relembrar o tema, porem a conversa da parte dos alunos é grande, fica difícil de escutar o professor, ficam fazendo brincadeiras o tempo todo, ate o chamar a atenção deles.Então param a conversa.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já que muitos não tinham o livro.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, pois a maioria dos alunos não se envolveram com o tema, colocar-se como professor em uma situação dessas é um pouco difícil,exige determinação e voz ativa para controlar a sala, pois realmente alguns alunos tem interesse m aprender, mas a maioria não deixa com a bagunça.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
5٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma:B
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento:Essa sala foi bem mais interessada, após a chamada e a acomodação dos alunos, eles ficaram em silencio ouvindo a explicação do professor, e interagiam também, faziam perguntas,questionavam , foi uma aula bem interessante, já que o tema era atual, ficava fácil fazer relação com o cotidiano e os alunos ficaram super atentos a explicação do professor.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já nessa sala a maioria dos alunos tinham livro.
Propostas:Com uma sala assim fica fácil trabalhar, e manter uma relação amigável com o aluno, já que a sala estava interessada, eu proporia questões para debate, como eles já estão no 3º ano, eles já tem uma visão critica sobre atualidades, seria bem interessante.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
6٥ aula: dia 16/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma: A
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento:O professor começa a aula com a chamada, e logo após faz a correção das questões da aula anterior, em seguida, abrem uma discussão da elaboração de trabalhos para a semana cultural do colégio.
Metodologia: Faz a correção das questões direto no quadro, e não pergunta quem fez, ou não, logo todos copiam, e continuam a conversa, em seguida, propõem um debate sobre a semana cultural e deixa os alunos exporem o que eles querem fazer na semana.
Propostas:Teriam corrido as questões individualmente, atribuindo nota aos que se esforçaram fazer, para que da próxima vez, todos fizessem na hora da aula.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
7٥ aula: dia 16/05/2007
Série: 1º ano do ensino médio
Turma:F
Tema:Classificação dos climas no Brasil
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Desenvolvimento:Logo após a chamada, o professor passa a matéria no quadro, mas os alunos conversam muito, e não copiam a matéria do quadro
Metodologia:O professor passa toda a matéria no quadro e quatro questões para resolução.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante.
Nas próximas aulas, que eram no 1º colegial E,3º colegial C, e 3º B, todas ainda no dia 16/05/2007, o professor iniciou a aula com chamada, e logo após, propôs discussão com a sala sobre a semana cultural, já que ele era o responsável, para a apresentação de trabalhos com essas turmas.
Os alunos ficaram bem interessados participaram da discussão expondo suas idéias e tornou as aulas bem divertidas.
ESTRUTURAÇÃO DO COLÉGIO
O colégio Estadual Hugo Simas, é bem estruturado tem um controle de organização ótimo, as condições de infra-estrutura, são boas, atendendo as necessidades dos alunos.Sua localização é muito boa, no centro da cidade, e parece ser uma escola que não apresenta problemas com a violência,pelo menos no período da manhã.
PERSPECTIVA DO PROFESSOR
O professor Jean Botelho, foi uma pessoa muito prestativa, ao atender minha solicitação de estagio em suas aulas, me ajudou muito em varias questões relacionadas a sala de aula.
É formado pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2001, já da aula nesse colégio a 3 anos, gosta muito da profissão,mas admite que tem dificuldade em conter alunos muito indisciplinados, que não tem interece em aprender, ele disse que não gosta de gritar e ter que sair fora de seu método, acha que isso não é necessário, pois a muita gente interessada em aprender.Não pensa em desistir da geografia nunca, nem da profissão de professor.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
1٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma: A
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento: A principio a turma parece motivada, todos se acomodam enquanto o professor faz a chamada, o respeitam, e mesmo ele sendo bem jovem os alunos parecem gostar muito dele.
No inicio o professor faz um retrospecto do que falou na aula anterior, em um tempo aproximado a cinco minutos, logo em seguida parte para o subitem do capitulo, que fala sobre pirâmides etárias.
O assunto é bem atual, teve uma abordagem teórica interessante, motivou os alunos, talvez por ser um 3º ano, onde a maioria dos alunos já estão pensado em vestibular, teve bastante participação e perguntas da classe.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já que muitos não tinham o livro.
Propostas: Como futura professora, e pela observação que fiz, não proporia que os alunos sentassem em dupla, pois após isso, a sala começou a conversar muito e não conseguiu terminar os exercícios para a correção antes do final da aula.Atrapalhando o planejamento que o professor fez para aquele dia.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
2٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 1º ano do ensino médio
Turma:F
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Massas de ar.
Desenvolvimento: Após a chamada, e a acomodação dos alunos, o professor passa as notas do primeiro bimestre, o que se percebe, é a dificuldade de aprendizado, e o desenvolvimento dos alunos é bem critico, nenhum aluno teve nota maior que a media.Logo após o final da aula o professor me explicou que essa sala é bem problemática, a maioria já reprovou pelo menos 2 vezes em sua vida escolar, e não tem interesse nas aulas.Também percebi isso durante a observação, a conversa era intensa, e os alunos não copiavam a matéria do quadro, brincavam muito, e não tinham interesse na aula.
Metodologia: O professor passou toda a matéria no quadro, pois a maioria dos alunos não tinha o livro didático, após isso ele explicou a matéria, mas muitos nem ouviram a explicação por causa das brincadeira e a conversa, o professor tentava conter, mas era muito difícil, mas mesmo assim deu continuidade a explicação para quem estava interessado. Então propôs a resolução de seis questões sobre o tema, mas como todo o resto da aula, poucos fizeram.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, e relacionaria com as notas que eles teriam tirado na prova, e com isso a conversa cessaria e o controle seria mais fácil.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
3٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 1º E
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Massas de ar.
Desenvolvimento: O professor inicia a aula com a chamada enquanto os alunos se acomodam, ele passa as notas do 1º bimestre, as notas são boas, mas ninguém tirou nota integral.
Metodologia: : O professor passou toda a matéria no quadro, pois a maioria dos alunos não tinha o livro didático, após isso ele explicou a matéria, depois propôs que os alunos sentassem em dupla, e fizessem a resolução de 6 questões dissertativas.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, e relacionaria com as notas que eles teriam tirado na prova, e com isso a conversa cessaria e o controle seria mais fácil.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
4º aula: 09/05/2007
Serie: 3º colegial
Turma: E
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento: O professor inicia a aula fazendo a chamada, ate que os alunos se acomodem, logo após faz um retrospecto da aula passada, para relembrar o tema, porem a conversa da parte dos alunos é grande, fica difícil de escutar o professor, ficam fazendo brincadeiras o tempo todo, ate o chamar a atenção deles.Então param a conversa.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já que muitos não tinham o livro.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, pois a maioria dos alunos não se envolveram com o tema, colocar-se como professor em uma situação dessas é um pouco difícil,exige determinação e voz ativa para controlar a sala, pois realmente alguns alunos tem interesse m aprender, mas a maioria não deixa com a bagunça.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
5٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma:B
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento:Essa sala foi bem mais interessada, após a chamada e a acomodação dos alunos, eles ficaram em silencio ouvindo a explicação do professor, e interagiam também, faziam perguntas,questionavam , foi uma aula bem interessante, já que o tema era atual, ficava fácil fazer relação com o cotidiano e os alunos ficaram super atentos a explicação do professor.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já nessa sala a maioria dos alunos tinham livro.
Propostas:Com uma sala assim fica fácil trabalhar, e manter uma relação amigável com o aluno, já que a sala estava interessada, eu proporia questões para debate, como eles já estão no 3º ano, eles já tem uma visão critica sobre atualidades, seria bem interessante.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
6٥ aula: dia 16/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma: A
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento:O professor começa a aula com a chamada, e logo após faz a correção das questões da aula anterior, em seguida, abrem uma discussão da elaboração de trabalhos para a semana cultural do colégio.
Metodologia: Faz a correção das questões direto no quadro, e não pergunta quem fez, ou não, logo todos copiam, e continuam a conversa, em seguida, propõem um debate sobre a semana cultural e deixa os alunos exporem o que eles querem fazer na semana.
Propostas:Teriam corrido as questões individualmente, atribuindo nota aos que se esforçaram fazer, para que da próxima vez, todos fizessem na hora da aula.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
7٥ aula: dia 16/05/2007
Série: 1º ano do ensino médio
Turma:F
Tema:Classificação dos climas no Brasil
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Desenvolvimento:Logo após a chamada, o professor passa a matéria no quadro, mas os alunos conversam muito, e não copiam a matéria do quadro
Metodologia:O professor passa toda a matéria no quadro e quatro questões para resolução.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante.
Nas próximas aulas, que eram no 1º colegial E,3º colegial C, e 3º B, todas ainda no dia 16/05/2007, o professor iniciou a aula com chamada, e logo após, propôs discussão com a sala sobre a semana cultural, já que ele era o responsável, para a apresentação de trabalhos com essas turmas.
Os alunos ficaram bem interessados participaram da discussão expondo suas idéias e tornou as aulas bem divertidas.
ESTRUTURAÇÃO DO COLÉGIO
O colégio Estadual Hugo Simas, é bem estruturado tem um controle de organização ótimo, as condições de infra-estrutura, são boas, atendendo as necessidades dos alunos.Sua localização é muito boa, no centro da cidade, e parece ser uma escola que não apresenta problemas com a violência,pelo menos no período da manhã.
PERSPECTIVA DO PROFESSOR
O professor Jean Botelho, foi uma pessoa muito prestativa, ao atender minha solicitação de estagio em suas aulas, me ajudou muito em varias questões relacionadas a sala de aula.
É formado pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2001, já da aula nesse colégio a 3 anos, gosta muito da profissão,mas admite que tem dificuldade em conter alunos muito indisciplinados, que não tem interece em aprender, ele disse que não gosta de gritar e ter que sair fora de seu método, acha que isso não é necessário, pois a muita gente interessada em aprender.Não pensa em desistir da geografia nunca, nem da profissão de professor.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
1٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma: A
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento: A principio a turma parece motivada, todos se acomodam enquanto o professor faz a chamada, o respeitam, e mesmo ele sendo bem jovem os alunos parecem gostar muito dele.
No inicio o professor faz um retrospecto do que falou na aula anterior, em um tempo aproximado a cinco minutos, logo em seguida parte para o subitem do capitulo, que fala sobre pirâmides etárias.
O assunto é bem atual, teve uma abordagem teórica interessante, motivou os alunos, talvez por ser um 3º ano, onde a maioria dos alunos já estão pensado em vestibular, teve bastante participação e perguntas da classe.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já que muitos não tinham o livro.
Propostas: Como futura professora, e pela observação que fiz, não proporia que os alunos sentassem em dupla, pois após isso, a sala começou a conversar muito e não conseguiu terminar os exercícios para a correção antes do final da aula.Atrapalhando o planejamento que o professor fez para aquele dia.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
2٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 1º ano do ensino médio
Turma:F
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Massas de ar.
Desenvolvimento: Após a chamada, e a acomodação dos alunos, o professor passa as notas do primeiro bimestre, o que se percebe, é a dificuldade de aprendizado, e o desenvolvimento dos alunos é bem critico, nenhum aluno teve nota maior que a media.Logo após o final da aula o professor me explicou que essa sala é bem problemática, a maioria já reprovou pelo menos 2 vezes em sua vida escolar, e não tem interesse nas aulas.Também percebi isso durante a observação, a conversa era intensa, e os alunos não copiavam a matéria do quadro, brincavam muito, e não tinham interesse na aula.
Metodologia: O professor passou toda a matéria no quadro, pois a maioria dos alunos não tinha o livro didático, após isso ele explicou a matéria, mas muitos nem ouviram a explicação por causa das brincadeira e a conversa, o professor tentava conter, mas era muito difícil, mas mesmo assim deu continuidade a explicação para quem estava interessado. Então propôs a resolução de seis questões sobre o tema, mas como todo o resto da aula, poucos fizeram.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, e relacionaria com as notas que eles teriam tirado na prova, e com isso a conversa cessaria e o controle seria mais fácil.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
3٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 1º E
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Massas de ar.
Desenvolvimento: O professor inicia a aula com a chamada enquanto os alunos se acomodam, ele passa as notas do 1º bimestre, as notas são boas, mas ninguém tirou nota integral.
Metodologia: : O professor passou toda a matéria no quadro, pois a maioria dos alunos não tinha o livro didático, após isso ele explicou a matéria, depois propôs que os alunos sentassem em dupla, e fizessem a resolução de 6 questões dissertativas.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, e relacionaria com as notas que eles teriam tirado na prova, e com isso a conversa cessaria e o controle seria mais fácil.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
4º aula: 09/05/2007
Serie: 3º colegial
Turma: E
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento: O professor inicia a aula fazendo a chamada, ate que os alunos se acomodem, logo após faz um retrospecto da aula passada, para relembrar o tema, porem a conversa da parte dos alunos é grande, fica difícil de escutar o professor, ficam fazendo brincadeiras o tempo todo, ate o chamar a atenção deles.Então param a conversa.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já que muitos não tinham o livro.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante, pois a maioria dos alunos não se envolveram com o tema, colocar-se como professor em uma situação dessas é um pouco difícil,exige determinação e voz ativa para controlar a sala, pois realmente alguns alunos tem interesse m aprender, mas a maioria não deixa com a bagunça.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
5٥ aula: dia 09/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma:B
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento:Essa sala foi bem mais interessada, após a chamada e a acomodação dos alunos, eles ficaram em silencio ouvindo a explicação do professor, e interagiam também, faziam perguntas,questionavam , foi uma aula bem interessante, já que o tema era atual, ficava fácil fazer relação com o cotidiano e os alunos ficaram super atentos a explicação do professor.
Metodologia: O livro utilizado foi;COELHO, Amorim. Marcos. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.
Esse livro é um volume único que ele utiliza nas três series do colegial, é um livro bem elaborado, que apresenta gráficos muitas ilustrações, é bem critico ao se referir a questões sobre subdesenvolvimento.
O professor ao final da aula expositiva, propôs a resolução de quatro exercícios dissertativos, e sugere que os alunos sentem em dupla para resolução, já nessa sala a maioria dos alunos tinham livro.
Propostas:Com uma sala assim fica fácil trabalhar, e manter uma relação amigável com o aluno, já que a sala estava interessada, eu proporia questões para debate, como eles já estão no 3º ano, eles já tem uma visão critica sobre atualidades, seria bem interessante.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
6٥ aula: dia 16/05/2007
Série: 3º ano do ensino médio
Turma: A
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Tema da aula: Estrutura da população mundial e do Brasil.
Desenvolvimento:O professor começa a aula com a chamada, e logo após faz a correção das questões da aula anterior, em seguida, abrem uma discussão da elaboração de trabalhos para a semana cultural do colégio.
Metodologia: Faz a correção das questões direto no quadro, e não pergunta quem fez, ou não, logo todos copiam, e continuam a conversa, em seguida, propõem um debate sobre a semana cultural e deixa os alunos exporem o que eles querem fazer na semana.
Propostas:Teriam corrido as questões individualmente, atribuindo nota aos que se esforçaram fazer, para que da próxima vez, todos fizessem na hora da aula.
Relatório de observação na escola
Local: Colégio Estadual Hugo Simas
Endereço: Rua Pio XII
Professor: Jean Botelho
7٥ aula: dia 16/05/2007
Série: 1º ano do ensino médio
Turma:F
Tema:Classificação dos climas no Brasil
Planejamento: O professor tem controle total do planejamento, demonstrando que a aula foi bem estruturada, pois aula foi dividida em varias partes, iniciando da chamada ate, o desenvolvimento e o final da aula.
Desenvolvimento:Logo após a chamada, o professor passa a matéria no quadro, mas os alunos conversam muito, e não copiam a matéria do quadro
Metodologia:O professor passa toda a matéria no quadro e quatro questões para resolução.
Propostas: A sugestão para essa sala seria passar o texto oralmente, e incentivar os alunos que aquele texto seria importante.
Nas próximas aulas, que eram no 1º colegial E,3º colegial C, e 3º B, todas ainda no dia 16/05/2007, o professor iniciou a aula com chamada, e logo após, propôs discussão com a sala sobre a semana cultural, já que ele era o responsável, para a apresentação de trabalhos com essas turmas.
Os alunos ficaram bem interessados participaram da discussão expondo suas idéias e tornou as aulas bem divertidas.
ESTRUTURAÇÃO DO COLÉGIO
O colégio Estadual Hugo Simas, é bem estruturado tem um controle de organização ótimo, as condições de infra-estrutura, são boas, atendendo as necessidades dos alunos.Sua localização é muito boa, no centro da cidade, e parece ser uma escola que não apresenta problemas com a violência,pelo menos no período da manhã.
PERSPECTIVA DO PROFESSOR
O professor Jean Botelho, foi uma pessoa muito prestativa, ao atender minha solicitação de estagio em suas aulas, me ajudou muito em varias questões relacionadas a sala de aula.
É formado pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2001, já da aula nesse colégio a 3 anos, gosta muito da profissão,mas admite que tem dificuldade em conter alunos muito indisciplinados, que não tem interece em aprender, ele disse que não gosta de gritar e ter que sair fora de seu método, acha que isso não é necessário, pois a muita gente interessada em aprender.Não pensa em desistir da geografia nunca, nem da profissão de professor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário