quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A GEOGRAFIA NA ESCOLA

FICHAMENTO E PROPOSTA DE AULA
A GEOGRAFIA NA ESCOLA
A implantação da escola pública como instituição objetivando a proliferação dos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas das ciências aconteceu nos fins da crise do feudalismo, quando a nova classe em ascensão, a burguesia beneficiar-se-ia totalmente de tal feito, já que a escola seria o método mais fácil de atingir os homens e espalhar a ideologia capitalista dos burgueses provocando uma reação em cadeia.
Mas a escola é realmente consolidada nos meados do século XIX com a consolidação do Estado nacional e a hegemonia da classe burguesa. Logo na sua criação, as disciplinas implementadas nas escolas foram a História (ligada ao tempo), Geografia (ligada à paisagem, lugar, descrição destes) e a Língua Nacional. Também, teve as outras ciências como Biologia, Matemática e Física.
O texto tem uma grande preocupação em relação ao ensino de Geografia nas escolas que é extremamente deturpado devido à política do Estado. Ignora-se totalmente a dinâmica social recorrente no território focalizando apenas às formas físicas e as paisagens. Coloca-se o homem como mais um elemento desse espaço geográfico, esquecendo que ele tem grande influencia e interferência no mesmo. O ensino da Geografia acaba excluindo o próprio aluno do espaço como aponta o texto ignorando o fato de que ele compõe a estrutura social que está sobre o espaço físico que tem exclusividade nos estudos.
A partir daí, torna-se preocupação como aponta o autor do texto, elucidar as pessoas sobre o real objetivo e objeto de estudo da Geografia.
Resgata-se, então, a utilização da “verdadeira” Geografia na Alemanha do século XIX, onde sua ferramenta principal era na utilização de estratégias de guerra utilizado pelos chefes de estado e militares, Na Alemanha, especificamente na Prússia, a escolarização foi obrigatória no século XIX e as conseqüências da alfabetização da população foi positivamente vista quando a Alemanha venceu a guerra contra a Alemanha demonstrando a hegemonia do país com uma taxa de analfabetismo que chegou a ser inferior a 10%. Foi a partir disso, após a derrota da França, que este também modificou seu sistema educacional.
A partir daí, os centros universitários iniciaram o recrutamento de professores de Geografia para os ensinos fundamental e médio nas escolas, mas ainda focalizando ao aspecto e estudo do físico. A primeira Universidade criada na Alemanha que tinha o curso superior de Geografia foi a Universidade de Berlim. Grandes estudiosos da geografia destacaram-se na época como Ritter, que foi o primeiro professor da disciplina, na Universidade alemã.
O autor finaliza-se questionando o porque da Geografia ainda existir nos currículos escolares, já que ignora totalmente os estudos sociais e geopolíticos que a Geografia é capaz de produzir, e ele afirma que a perspectiva é mostrar que a Geografia estuda o homem fazendo a história e estabelecendo-se assim a relação da natureza e o homem, e o homem com a natureza.
PROPOSTA DE AULA
Desenhar no quadro uma demonstração do sistema feudal;
Explicar rapidamente as conseqüências de sua decadência, e priorizar sobre a classe da burguesia;
Elucidar os objetivos da ideologia da classe burguesa;
Traçar um paralelo entre os objetivos de proliferação do ideal burguês com o papel da implantação das escolas;
Questionar os alunos sobre o papel da Escola;
Perguntar aos alunos o que é/para que serve a Geografia;
Explanar o que é a Geografia na época discutida, paralelamente incluindo um contexto histórico dos acontecimentos para a localização no período da História;
Explicar a vantagem que países como a Alemanha tiveram investindo na educação fazendo comparações com políticas de países atuais; demonstrar o porque do fracasso da França na guerra;
Falar sobre o surgimento das Universidades e o papel da Geografia e por fim questionar os alunos sobre a importância da Geografia pelo que foi esclarecido em aula.
Abertura de debates.

Bibliografia:FONTES, R. M. P. A Geografia da Ciência Moderna. Florianópolis: UESC, 1989

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