quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E AS PRATICAS INTERDISCIPLINARES

Textos abordados em sala de aula

A Formação Pedagógica do Professor de Geografia e as Práticas Interdisciplinares.
A disciplina de Geografia teve seu surgimento a partir de 1930 no Brasil, na Universidade de São Paulo (USP) onde a disciplina era parte integrante do curso de História a separação e transformação da Geografia em curso ocorreu anos depois, por volta de 1957. A influência dessa Geografia é das escolas de Ratzel e La Blache
Por volta dos anos 50 a Geografia Tradicional, liderada pelos ideais do positivismo começava a ser refutada por alguns cientistas que começaram a desenvolver o ideal da Geografia Teorética, que, apesar do surgimento, em 1971 do Boletim de Geografia Teorética (que era influenciado por analises matemáticas e quantitativas do IBGE) não repercutiu muito nas escolas.
Com a Ditadura Militar, as matérias de História e Geografia foram removidas dos currículos das escolas e substituídas pela disciplina Estudos Sociais, que, logo após também foi implantada nas universidades, isto causou problemas tanto para professores quanto para alunos.
Já na década de 80, com a influencia do materialismo histórico dialético e o advento da Geografia Critica, iniciou-se um processo significativo para a evolução da Geografia onde a discussão sobre ensino e ciência geográfica resultou na produção de ótimos livros didáticos.
Avançando assim, a Geografia Critica se preocupava cada vez mais com as questões políticas, sociais e econômicas e tinha o objetivo de atingir todos os setores da educação: escolas universidades, e aproximar o estudante á realidade social, política e econômica do país e suas contradições.
Iniciou-se, então, o processo de reformulação do ensino da Geografia nas escolas, onde a Geografia Clássica iria ser trocada pela Geografia Critica. Nesta perspectiva, ocorreu o o 1º Encontro Nacional de Ensino de Geografia, em Brasília, onde no Encontro aprovou-se propostas que criaram os eixos da Geografia como: Educação em Geral, Ensino de Geografia e Encaminhamentos Políticos de Entidade.
Logo em 1983, a disciplina de Estudos Sociais foi eliminada dos currículos, retornando a Geografia e História, separadamente.
Sendo assim, fica claro oobjetivo deste texto que tenta mostrar a evolução do ensino, da pesquisa, e da formação do professor de Geografia no Brasil.
BIBLIOGRAFIA
PONTUSCHKA, N. N. A Formação Pedagógica do Professor de Geografia e as Práticas Interdisciplinares. São Paulo, 1994.

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