quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PLANO DE AULA



PLANO DE AULA
1. O Clima e o Meio Ambiente
A Vegetação e os Impactos do Desmatamento
Geografia para o Ensino Médio. Geografia Geral e do Brasil: volume único/
João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene. – São Paulo: Scipione, 2002.- (Série Parâmetors)

2. Introdução (Tema – Conteúdo)
Mostrar aos alunos do 3º ano do ensino médio os impactos ambientais que ocorrem no nosso Planeta decorrente de um desequilíbrio provado pela ação dos seres humanos sobre o meio ambiente. Partindo deste principio analisar a vegetação como um dos primeiros elementos da natureza a sofrer com os impactos ambientais.

3. Objetivo
Temos com essa aula, por objetivo principal, ordenar os alunos à consciência pela preservação ambiental e demonstrar quais as principais causas dessa degradação.

4. Desenvolvimento do conteúdo
O conteúdo será apresentado com uma aula expositiva e aplicação de exercícios abordando os seguintes assuntos:
-Como será antes das intervenções humanas, a distribuição das formações vegetais pelo planeta;
-Desmatamento e queimadas como fatores de destruição ambiental;
-Erosão, como sendo a principal conseqüência do desmatamento. A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas;
-Conseqüências sócio-ambientais decorrentes da ação humana:
- Assoreamento de rios e lagos;
- Rebaixamento do aqüífero;
- Diminuição dos índices pluviométricos;
- Elevação das temperaturas locais e regionais;
- Agravamento dos processos de desertificação;
- Redução ou fim das atividades extrativas vegetais;
- Proliferação de pragas e doenças.

5. Recursos (materiais necessários)
Livro didático
Quadro negro
transparência
Retro projetor

6. Avaliação:
Como avaliação propomos uma reflexão e pesquisa direcionada sobre os impactos ambientais causados pelo desmatamento:
-Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia(Ipam), divulga informações sobre ecologia e comunidade, manejo florestal e políticas ambientais. Acesse o site: <www.ipam.org.br/homept.htm>.
-O instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe), tem uma página sobre o desmatamento e demais agressões ambientais que ocorrem na Amazônia. Acesse o site : <www.dpi.inpe.br/prodes/home>

Anexo: Exercícios

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." (PUC-SP,2005) Constituição Federal do Brasil, 1988, título VIII, capítulo VI. Texto 2

1)As praias do Rio estão poluídas. Nada de novo. As praias sempre estiveram meio poluídas nos últimos anos. Fragmentos de desconforto com a degradação ambiental acabaram articulando-se para compor um quadro mais amplo de uma cidade que se desintegra. .......................................................................................................... Alguma coisa aconteceu. O Rio de tantos janeiros acordou em janeiro de uma ressaca de séculos. Agora é correr contra o tempo e não esquecer jamais desse presente colossal em forma de cidade que nos chegou às mãos e que precisa ser entregue adiante, como bastão numa corrida de revezamento. Adaptado de Fernando Gabeira, Folha de São Paulo, 07/02/2000 a) Apresente duas razões para o processo de degradação ambiental apresentado. b) Explique duas ações que poderiam reverter essa situação de degradação ambiental. 2)Em relação à Amazônia: (PUC/SP, 2004)

a) Os empreendimentos industriais camuflados em garimpos e desmatamentos clandestinos geram desperdícios, contrabando e impactos ambientais graves.
b) As distorções regionais de uso da terra têm sido eliminadas adotando políticas de incentivos fiscais e subsídios nos projetos extrativos, agrícolas e industriais.
c) A região atrai população, recebendo índices significativos de correntes migratórias inter-regionais que resultam em crescimento demográfico.
d) A terra desmatada é usada como reserva de valor, com atividades agro-pecuárias extensivas e inadequadas para as estruturas pedológicas da área.

3)O ecoturismo é uma possibilidade de aproveitamento econômico das unidades de conservação no Brasil. Sobre esta atividade, é FALSO dizer que; (Fuvest/2000)

a) atrai turistas de todo o mundo, sendo o principal ramo da atividade turística no país.
b) pode causar, quando ocorre em terra firme, a compactação do solo pelo uso freqüente das trilhas.
c) deve ser implementada, procurando-se conciliar os interesses dos visitantes com as expectativas da população que vive nas áreas protegidas.
d) procura explorar a beleza cênica da paisagem, propondo atividades ao turista, de acordo com as características naturais do ambiente.
e) pode causar a fuga da fauna que se assusta com a presença dos turistas.

4) A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes. (UFSCar 2002)

I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais, significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar.
II. A idéia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico.
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991.
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais, a partir da Terceira Revolução Industrial.

Estão corretas as proposições:
a) I e IV.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV. 5)

"O modelo de desenvolvimento adotado pelos países centrais e por parte dos países periféricos gerou impactos ambientais que (...) ultrapassam os limites territoriais das unidades políticas, sem respeitar os limites elaborados pela geografia e pela história dos lugares e de quem os habita." (RIBEIRO,W.C.A ordem ambiental internacional. São Paulo: Contexto, 2001, p. 12.) Unifesp 2002)

Ao se relacionar o texto apresentado com os cinco eventos seguintes:
I. destruição da camada de ozônio,
II. combate ao bioterrorismo,
III. mudanças climáticas globais,
IV. perda da diversidade biológica,
V. fenômeno da ilha de calor, verifica-se que está correto apenas o que se afirma em
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, III e IV.
e) II, III e V.

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