quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O que é um portifólio

PORTIFOLIO: SUA IMPORTANCIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

O portifólio é um conjunto de arquivos individuais coletados e armazenados ao longo de um período de estudos de uma pessoa. Nos arquivos pessoais, constam trabalhos, provas, exercícios, que possibilitam ao aluno armazenar suas produções cientificas e acadêmicas podendo ser utilizado posteriormente na vida profissional ou ser utilizado de base para outras pessoas, auxiliando no estudo da determinada área.
O portifólio pode ser catalogado em diferentes pastas, seguindo as áreas dos trabalhos. Estas catalogações ajudam a estabelecer o perfil acadêmico do criador do portifólio e mostra seu potencial.
Além de poder armazenar suas produções durante a vida acadêmica, o portifólio também pode ser usado pelo aluno como um armazenador de textos refletivos sobre sua toda sua estadia na academia, podendo desenvolver textos sobre suas situações vividas, sentimentos, relações pessoas com amigos e entre os professores, assim como sua opinião sobre as disciplinas assistidas. No portifólio, com esses dados, o aluno pode criar seus próprios diários, que posteriormente pode ser muito utilizado por outros alunos, auxiliando-os no desenvolver de suas atividades, já que quando relata-se experiências e reflexões elas podem ser passadas a outras pessoas ajudando-as na solução de vários problemas durante a vida acadêmica. Através dessas experiências, estabelece-se uma importante ferramenta advinda do portifólio: a educação a distancia.

NA GEOGRAFIA

É inegável a importância do portifólio em qualquer ciência. Priorizando a Geografia no desenvolvimento dessa poderosa ferramenta, podemos citar inúmeros pontos positivos na sua utilização.
No campo da educação, o portifólio pode ser um ótimo meio de comunicação entre os professores, já que neles, on line, podem ser postados materiais desenvolvidos em aulas, relato de experiências na aprendizagem com os alunos que podem auxiliar extremamente novos profissionais da área, através do reconhecimento de situações. A divulgação de metodologias e as didáticas usadas pelos professores de Geografia em certos assuntos que tem resultado positivo com os alunos podem ajudar e melhorar a educação da disciplina.
No campo da ciência Geografia em si, como a Física ou Humana, o portifólio pode ser extremamente importante já que pode-se postar on line, através de website ou blog produções cientificas tais como artigos sobre projeto desenvolvido pelo aluno ou a confecção de algum mapa, como o desenvolvido por um grupo de professores e alunos na Universidade Estadual de Londrina, onde um Atlas on line ambiental da cidade pode ser extremamente poderoso ao auxiliar pesquisas sobre a cidade, sendo este pioneiro no assunto.
Conclui-se, então, que a utilização do portifilio como ferramenta de armazenamento de arquivos pessoais de produção e vivencias tornam-se muito úteis, e com o advento e avanço da Internet essas experiências mostram-se muito importante para o desenvolvimento da ciência no geral.

Nenhum comentário: